segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Diabetes

O que é?

A Diabetes é uma doença crónica que é caracterizada pelo aumento dos niveis de açucar (glucose) no sangue. À quantidade de glucose no sangue chama-se glicemia e ao aumento da glicemia chama-se hiperglicemia.
Trata-se de uma doença muito comum na nossa sociedade, que afecta cerca de 5% da população. A ocorrencia do aumento de glucose no sangue aumenta com a idade e depois dos sententa anos cerca de 15% das pessoas sofrem desta doença.

Como aparece?

A diabetes é resultado de uma deficiente capacidade de utilização pelo organismo da nossa principal fonte de energia, a glucose. Para que se possa utilizar a glocuse como fonte de energia, é necessária a insulina. A hiperglicemia ( açucar elevado no sangue) caracteristica da Diabetes deve-se, em alguns casos, à insuficiente produção de insulina, noutros à insuficiente acção da insulina e frequentemente, à combinação destes dois factores.

Que tipos de Diabetes existem?

As formas mais frequentes da Diabetes são a Diabetes Tipo 1 e a Diabetes Tipo 2.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais frequentemente associados à diabetes, são:
-urinar em grande quantidade e mais vezes do que o normal
-sede constante e intensa
-fome constante e dificil de saciar
-sensação de boca seca
-fadiga
-comichão no corpo(sobretudo ao nivel dos orgãos genitais)
-visão turva.

Perante qualquer um destes sintomas, deve consultar o seu médico.

Como se diagnostica?

Para o diagnóstico da diabetes é geralmente suficiente a realização de uma análise à glucose no sangue, feita em jejum e num laboratório. A Diabetes confirma-se quando o valor de glucose no sangue é igual ou superior a 126 mg/dl em duas ocasiões. Quando o valor está entre 110 e 125 mg/dl considera-se que existe uma glucose anormal em jejum. Abaixo de 109 mg/dl considera-se normal.

Como prevenir?

Se em relação à Diabetes Tipo 1 pouco ou nada pode ser feito para prevenir, já em relação à Diabetes Tipo 2 um alimentação saudável e variada e a manutenção de uma actividade fisica moderada regular são factores que podem claramente evitar ou adiar o aparecimento da doença.

1 comentário:

Anónimo disse...

tema porreiro muitas pessoas não conhecem os perigos desta doença...força continuem