quinta-feira, 8 de abril de 2010

DISCURSO DA PALESTRA

Tudo começou no dia 18 Outubro de 2001, um dia normal como os outros até sensivelmente as 18horas em que fui fazer um exame de rotina e a partir desse momento fiquei a saber que era portador de uma doença crónica, ou seja, sem cura esta doença tem o dá pelo nome de “diabetes”.
Nesse dia fui encaminhado para o hospital de Viseu onde fiquei internado, nessa noite praticamente não dormi pois fiquei a pensar o que se passava comigo porque com nove anos pouco ou nada percebia o que os médicos diziam.
Passei 15 dias no hospital onde aprendi a lidar com esta doença e onde cresci muito em termos psicológicos pois lidei com algumas circunstancias muito complicadas.
Quando cheguei a casa a primeira frase que eu disse foi “ eu não vou ser prisioneiro desta doença”, ou seja , eu não vou deixar que esta doença me limite a minha vida.
E é com esta filosofia de vida que vou passando os meus dias sempre vivendo um dia de cada vez. É claro que nem sempre somos mais fortes que a doença e isso já me aconteceu varias vezes nos primeiros anos da doença e mesmo em alguns momentos de fraqueza nos dias de hoje.
Neste ultimo ano posso dizer que a nível de saúde ou melhor que nunca muita desta responsabilidade é do Dr. Jaime que me ajudou muito por isso lhe estar muito grato.
Voltando agora ao inicio da doença eu procurei logo encontrar alguma actividade desportiva e em vez de uma encontrei duas, o basquetebol e a natação, até a dois anos atrás consegui sem problema algum conciliar as duas actividades mas tive que escolher apenas uma porque a diabetes não me deixou continuar a praticar as duas actividades foi apenas mais uma vitoria da doença sobre mim mas eu levantei a cabeça e continuei em frente apenas com a natação onde já ganhei muitas vezes a doença mas também já aconteceu o contrario onde eu não consegui acabar treinos ou mesmo sair de provas muito desorientado mas mais uma vez contei com a ajuda de uma pessoa importante o meu treinador e amigo João Pedro que nunca me deixou ir abaixo.
Falta me apenas falar de dois importantes apoios a minha família que sempre me apoio em tudo e me ajudou a ultrapassar a doença e o outro são os meus amigos que sempre me compreenderam sempre lá estiveram quando foi preciso ajudar resta apenas também agradecer ao professores e a comunidade escolar pela compreensão e ajuda prestada.
E COMO EU PROPRIO DISSE:
“NUNCA VOU SER PRISIONEIRO DESTA DOENÇA”

André Morgado Mendes

Sem comentários: